A maior premiação do cinema consagra ‘Anora’ como Melhor Filme, mas Brasil brilha com vitória inédita na categoria internacional
Baseado em publicações de G1, Omelete, UOL, ICL Notícias, BBC,CNN Brasil, Adoro Cinema e Termômetro do Oscar, em 03/03/2025. | Imagem: Instagram de Fernanda Torres

O Oscar 2025 entrou para a história do cinema brasileiro. Pela primeira vez, uma produção nacional levou a estatueta de Melhor Filme Internacional. ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, venceu a categoria e colocou o Brasil no seleto grupo de vencedores da Academia. O longa, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, retrata a luta de Eunice Paiva para descobrir o paradeiro do marido, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
A conquista foi celebrada por artistas e críticos como um marco para o cinema nacional. Em seu discurso de aceitação, Walter Salles dedicou o prêmio “a todos que resistem e transformam dor em memória”. A vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ também simboliza o crescente reconhecimento do cinema brasileiro em festivais internacionais e sua força narrativa ao abordar temas históricos e sociais com profundidade e sensibilidade.
Apesar da grande conquista, o Brasil ficou de fora de outras categorias principais. Fernanda Torres, que concorria a Melhor Atriz, perdeu para Mikey Madison, premiada por sua atuação intensa e carismática em ‘Anora’. O longa de Sean Baker também foi o grande vencedor da noite, levando o prêmio de Melhor Filme e ele, Melhor Diretor, consagrando-se como um dos projetos mais originais dos últimos anos.
A vitória de ‘Anora’ é um reflexo das transformações recentes no Oscar, com um corpo votante cada vez mais jovem e internacional. Assim como ‘Parasita’ e ‘Moonlight’ em anos anteriores, o longa independente encontrou seu espaço na premiação e reforçou a tendência de reconhecimento de filmes inovadores e autorais.
Lista completa dos vencedores do Oscar 2025:

- Melhor Filme: Anora
- Melhor Direção: Sean Baker – Anora
- Melhor Atriz: Mikey Madison – Anora
- Melhor Ator: Adrien Brody – O Brutalista
- Melhor Atriz Coadjuvante: Zoe Saldaña – Emilia Pérez
- Melhor Ator Coadjuvante: Kieran Culkin – A Verdadeira Dor
- Melhor Roteiro Original: Anora
- Melhor Roteiro Adaptado: Conclave
- Melhor Filme Internacional: Ainda Estou Aqui – Brasil
- Melhor Animação: Flow (Letônia)
- Melhor Documentário: Sem Chão (No Other Land – Palestina)
- Melhor Curta-Metragem: I’m Not a Robot
- Melhor Animação em Curta-Metragem: In the Shadow of the Cypress
- Melhor Documentário de Curta-Metragem: A Única Mulher na Orquestra (The Only Girl in the Orchestra)
- Melhor Fotografia: O Brutalista
- Melhor Direção de Arte: Wicked
- Melhor Edição: Anora
- Melhor Figurino: Wicked
- Melhor Cabelo e Maquiagem: A Substância
- Melhor Som: Duna – Parte 2
- Melhores Efeitos Visuais: Duna – Parte 2
- Melhor Trilha Sonora: O Brutalista
- Melhor Canção Original: El Mal – Emilia Pérez

O Oscar 2025 consolidou-se como uma edição histórica, tanto para o cinema brasileiro quanto para a diversidade de produções premiadas. A vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ marca um novo capítulo para o Brasil na maior premiação do cinema mundial e abre portas para futuras indicações e conquistas.