Universidade é a quarta no Brasil no critério de Perspectiva Internacional no ranking THE 2025
Baseada em publicação da UESC (Ascom), em 21/02/2025. | Imagem: UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) obteve destaque no ranking Times Higher Education (THE) 2025, sendo a instituição baiana melhor avaliada no critério de Perspectiva Internacional. Nacionalmente, ficou em quarto lugar nesse indicador, atrás apenas da PUC-Rio, Universidade Federal do ABC e USP. Na avaliação geral, a Uesc manteve a segunda posição entre as universidades baianas, ficando atrás apenas da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A Perspectiva Internacional considera a presença de estudantes e professores estrangeiros e a colaboração em pesquisas internacionais. Nos últimos cinco anos, a Uesc apresentou um crescimento de 74,5% nesse critério, alcançando 40,8 pontos, enquanto a Ufba registrou aumento de 23%. A classificação geral das universidades baianas ficou assim:
- Universidade Federal da Bahia (Ufba) – 24,06 pontos
- Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – 21,68 pontos
- Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) – 17,74 pontos
- Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – 13,94 pontos
A política de internacionalização tem sido uma prioridade da gestão da Uesc, com ações voltadas para mobilidade acadêmica e ampliação de parcerias. Para 2025, a instituição planeja fortalecer a cooperação com universidades da Itália, Moçambique, Nova Zelândia, Turquia, Estados Unidos, Portugal e Espanha, consolidando sua posição como referência global no ensino superior.