Cidade avança com obras que melhoram a mobilidade urbana, ampliam espaços públicos e atraem investimentos

Itabuna vive um novo momento de transformação urbana, com a execução de obras que requalificam bairros, melhoram a mobilidade e ampliam as opções de esporte e lazer, conforme informações divulgadas pela Prefeitura. A administração municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, entregou a primeira etapa do Programa Acelera Itabuna (PAI), urbanizando 330 ruas em 40 bairros com pavimentação asfáltica, renovação de redes de água e esgoto, implantação de sinalização e iluminação pública em LED. Entre os novos espaços públicos entregues, estão a Praça do Lomanto, a Nova Orla do Berilo e a pista de skate da Beira-Rio.
Com investimentos que ultrapassam R$ 115 milhões em recursos captados junto ao Banco do Brasil, além de US$ 37,5 milhões do FONPLATA, as ações incluem também a modernização de feiras livres e a requalificação de praças. Ainda segundo a Prefeitura, na área de mobilidade urbana, destaca-se a duplicação de trechos da Rodovia BA-415 e a previsão de construção de duas novas pontes sobre o Rio Cachoeira, além de um viaduto no Banco Raso para reduzir gargalos no trânsito. A execução dessas obras depende apenas da liberação de licenças ambientais.
O conjunto de investimentos integra o Programa Itabuna 2030 e prevê ainda a expansão do Distrito Industrial e a implantação de um Polo de Logística, fortalecendo a posição estratégica da cidade no sul da Bahia. Segundo a gestão municipal, o objetivo é construir uma Itabuna mais moderna, sustentável e preparada para impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população.