Nova modalidade chamada Pix Garantido será voltada a empresas; melhorias incluem parcelamento e segurança contra fraudes
Baseado na publicação de ICL Notícias/Economia, em 03 de abril de 2025. | Imagem: Reprodução/Neofin

Durante evento em comemoração aos 60 anos do Banco Central, nesta quarta-feira (2), o presidente da instituição, Gabriel Galípolo, anunciou uma série de inovações no sistema Pix, com destaque para a criação do Pix Garantido, modalidade que permitirá o uso de transferências como garantia de empréstimos. A proposta faz parte da agenda de modernização do Pix, que também incluirá o lançamento do Pix parcelado, melhorias no uso por aproximação e avanços na segurança contra fraudes.
Segundo Galípolo, o Pix Garantido vai possibilitar que empresas utilizem recebíveis futuros como garantia, ampliando o acesso ao crédito com melhores condições. Já o Pix parcelado, previsto para setembro, funcionará de forma similar a uma compra parcelada no cartão de crédito, mas com a promessa de juros mais baixos. O recebedor continuará a receber o valor integral na hora, enquanto o pagador dividirá o pagamento por meio de crédito pessoal contratado instantaneamente.
A segurança do sistema também está entre as prioridades do BC. Galípolo afirmou que será ampliado o rastreamento de recursos em casos de golpes e citou a recente exclusão de cerca de 8 milhões de chaves Pix associadas a CPFs irregulares. No mesmo evento, o presidente comentou os próximos passos do Drex, moeda digital brasileira que enfrenta desafios na área de privacidade e fiscalização. Como parte das comemorações, o BC lançou um selo institucional em parceria com os Correios e anunciou uma série de entrevistas no YouTube com ex-presidentes da instituição.