Universidade celebra 51 anos de história com avanços em ciência, infraestrutura e sustentabilidade
Baseado em publicação da UESC (Ascom), em 16 de abril de 2025. | Imagem: UESC (Ascom)

O campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, completa 51 anos nesta terça-feira, 22 de abril, reafirmando seu papel como referência em educação superior, produção científica e preservação ambiental no sul da Bahia. Fundado em 1974 e situado em uma área de 38 hectares às margens da BR-415, o espaço abriga o maior número de exemplares adultos de pau-brasil plantados em um campus universitário no mundo. Com uma estrutura arborizada e integrada à Mata Atlântica, a Uesc alia inovação acadêmica à valorização da natureza.
Nos últimos anos, a Universidade intensificou os investimentos em pesquisa e infraestrutura. Foram entregues novos centros especializados como o Complexo de Laboratórios de Ciências Exatas (CLCE), o Núcleo de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab) e o Centro de Pesquisas em Biodiversidade (CPBio), voltado à conservação e ao desenvolvimento sustentável. A requalificação do Bosque Universitário, a construção da Arena Cultural Ramon Vane e melhorias na acessibilidade e iluminação completam o conjunto de obras voltadas ao bem-estar e à vivência no campus.
A atual gestão destaca que os avanços são fruto de um esforço coletivo entre estudantes, docentes, técnicos e trabalhadores terceirizados. “A Uesc é um patrimônio da sociedade baiana”, afirma o reitor Alessandro Fernandes, ao reforçar que o crescimento da instituição está alicerçado na integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. Com uma trajetória marcada por conquistas e compromisso social, a Universidade se consolida como espaço de transformação e liberdade por meio do conhecimento.