Assembleia reúne gestores e conselheiros para garantir uso dos recursos dentro do prazo
Baseado em publicação da Prefeitura de Ilhéus (Sucom), em 16/03/2025. | Imagem: Governo Federal

A Secretaria de Cultura de Ilhéus e o Conselho Municipal de Cultura realizam, nesta terça-feira (18), uma Assembleia Geral Extraordinária para definir os próximos passos da execução da Política Nacional Aldir Blanc 2 (PNAB). O encontro, que acontece às 18h na sede da Prefeitura, tem o objetivo de apresentar a atualização dos valores disponíveis e divulgar o cronograma para a aplicação dos recursos, cujo prazo final de uso é 30 de junho deste ano.
A iniciativa busca evitar a devolução dos recursos, como ocorreu ao final de 2024, quando Ilhéus teve que restituir aproximadamente R$ 1,6 milhão da Lei Paulo Gustavo por não concluir o processo dentro do período estabelecido. A atual gestão da Secretaria de Cultura destacou que enfrentou desafios para avançar na execução da PNAB, mas garantiu esforços para assegurar a continuidade dos repasses. Segundo a secretária Anarleide Menezes, o compromisso da administração municipal é garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.
Com o prazo curto, a assembleia pretende alinhar estratégias para a aplicação dos investimentos na cultura local, contemplando tanto a sede quanto os distritos de Ilhéus. O apoio da Prefeitura e a colaboração entre diferentes secretarias municipais são apontados como fundamentais para viabilizar a distribuição dos recursos dentro do tempo estipulado, garantindo que a cidade aproveite integralmente os benefícios da política cultural.