Programa do Sebrae propõe ações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna iniciou os trâmites para adesão ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae voltada a municípios que buscam fomentar o desenvolvimento socioeconômico por meio de políticas públicas estruturadas. A proposta foi discutida em reunião realizada na última quinta-feira (3), na Secretaria de Gestão e Inovação, com a participação de representantes do governo municipal e do Sebrae. O programa, que tem duração de 24 meses, será executado gratuitamente e inclui ações em dez eixos temáticos.
Durante o encontro, estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior, e os secretários Luciano Veiga (Governo), Mauro Ribeiro (Indústria, Comércio, Emprego e Renda), Antonio Calhau (Governo) e o assessor Afonso Dantas. Representando o Sebrae, participaram o gerente regional adjunto Michelangelo Lima, a analista Érica Leal e a consultora Josane Moreno. O programa contempla áreas como desburocratização, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, inovação e sustentabilidade, entre outras frentes estratégicas.
Com foco na articulação entre gestão pública e setores produtivos locais, o Cidade Empreendedora busca criar um ambiente favorável aos pequenos negócios e ao fortalecimento da economia municipal. A adesão ao programa representa um passo importante para Itabuna, que pretende alinhar políticas públicas ao fomento do empreendedorismo, visando a geração de emprego, renda e desenvolvimento com planejamento e inovação.