Iniciativa oferece mentoria para empresárias que desejam atuar no mercado internacional

Estão abertas, até 10 de março, as inscrições para a quarta edição do programa Elas Exportam, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Exportações e Atração de Investimentos (Apex Brasil), com apoio do Sebrae. A iniciativa busca incentivar a exportação entre mulheres empreendedoras, conectando empresárias experientes em comércio exterior com aquelas que desejam ingressar nesse mercado. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas para mentoras e outras 50 para mentoradas.
O programa prevê palestras e workshops voltados ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais necessárias para a exportação. Empresárias de qualquer setor podem se inscrever, desde que tenham experiência na área. Além das vagas diretas, a edição deste ano traz uma novidade: a criação de um banco de mentoras, que permanecerá disponível ao longo de 2025 e poderá ser utilizado na próxima edição, prevista para o segundo semestre.
A iniciativa visa aumentar a participação feminina no comércio exterior, que, segundo dados do MDIC, representava apenas 14% das empresas exportadoras em 2023. De acordo com o Sebrae, negócios que exportam tendem a ser mais produtivos e oferecer melhores condições de trabalho. Interessadas podem acessar informações sobre capacitação e internacionalização no site do Sebrae.